Paciente oncológico: Tome muito líquido!

Hospital de Messejana no combate ao câncer
27 de setembro de 2017

Os líquidos são importantes aliados de pacientes em tratamento, principalmente em caso de náuseas.

Dentre as várias dificuldades inerentes ao tratamento contra o câncer, vômitos são praticamente uma unanimidade entre os pacientes. Como os episódios costumam ser frequentes, há perda significativa de líquidos e de sais minerais que precisam ser repostos.

O paciente deve, portanto, repor líquidos rapidamente para evitar a desidratação e diminuir a sensação de fraqueza. Se as náuseas forem muita intensas a ponto de serem provocadas até pela ingestão de líquidos, a recomendação é que se consuma em pequenos goles ao longo do dia. Uma estratégia utilizada por muitos pacientes é chupar pedaços de gelo.

A água é fundamental para a hidratação do corpo, mas é importante ingerir também água de coco, que ajuda a repor sais minerais, vitamina C, vitaminas do Complexo B, aminoácidos e outros nutrientes, que contribuem para fortalecer a imunidade do paciente.

Sopas também são ótimas opções, pois além de hidratar, são de fácil deglutição, o que ajuda a driblar outros efeitos colaterais comuns em pacientes oncológicos: boca seca, mucosites (espécies de aftas na boca) e disfagia (dificuldade para engolir). Além disso, é possível preparar receitas saudáveis, que garantem nutrientes ao paciente em tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *